O projeto “Escarcéu o ponto da cultura” pretende despertar adolescentes e jovens para importância de suas ações quanto sujeitos da transformação social, política, educativa e cultural, visando contribuir com a democratização do acesso à formação e participação destes na produção cultural junto às comunidades contempladas.
Marcando o encerramento das atividades do ano de 2010, o "Escarcéu o Ponto de Cultura apresentará o resultado de um ano de muitas atividades e realizações. Alunos das oficinas de Teatro, Música e Dança, farão dois espetáculos para comemorar o natal e celebrar a Paz no auditório da Escola Estadual Pereira Lima no Alto da conceição, próximo dia 23 de dezembro as 19:oo horas com entrada franca para toda a comunidade dos Bairros assistidos pelo projeto. Muita Paz e Feliz Natal para tod@s.
Com apoio do "Escarcéu - O Ponto de Cultura" e do "Centro Feminista" o Espetáculo será apresentado no Carcará dentro da Programação da Feira Territorial do Sertão.
Quinta - 14/10:
oficina de teatro a noite - mais voltada para os artistas, grupos e demais interessados.
Das 19 as 22h
Sexta - 15/10:
oficina de criação de bonecas e de teatro -
Para mulheres, em especial aquelas que estarão na Feira.
As 13:30h até as 16:30h,
As 17:30h começaríamos a apresentação do espetáculo seguida por um debate, indo até umas 19h.
Ofertas de novas turmas
Inscrições na Av. Alberto Maranhão, 535 - Alto da Conceição
Período de inscrição: de 27 a 29 de setembro de 2010
Horário: das 15:00 as 17:30
reservas pelo telefone (84) 3061-8693
O Escarcéu o Ponto de Cultura, Convida para "Mostra de Artes", resultante dos cursos oferecidos pelo projeto entre os meses de março a julho de 2010. A Mostra será realizada no dia: 03/set/2010 às 17:00 horas No auditório Da Escola Estadual José Pereira Lima.
Atrações:
Musica: Recital de violão e flauta, com repertório de clássicos daMPB. Teatro: Grupo infantil: Cena do espetáculo: A Princesa de Bambuluá (baseado no texto de Camara Cascudo) Grupo juvenil: Cena do Espetáculo Reconquistas (baseado no texto de Tarcisio Pereira) Dança: Grupo 1: Dança de rua e Jazz Contemporâneo Grupo 2: Dança do ventre
Escarcéu o Ponto da cultura realizará durante a semana atividades lúdicas pedagógicas voltadas para a discussão contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na ocasião será feita axebição do filme “Preciosa” e discutido com os jovens o caminho percorrido pela personagem para se livrar da opressão imposta pela família e o sistema do qual ela estava inserido. Na seqüência serão trabalhadas Oficinas temáticas a partir do texto teatral de Ângela escudeiro “Marias e fulaninhos” O texto aborda a vida de uma menina explorada pelo pai alcoólatra, porém traz uma mensagem de esperança com a intervenção dos órgãos competentes, Maria passa a ter um acompanhamento adequado para reconstruir a vida de menina.
O dia 18 de Maio é uma data lembrada em todo País, pois entendemos que é preciso a mobilização dos espaços que trabalham formação cultural com crianças e adolescentes buscarem meios para atuar na luta contra a violência sexual que deve ser continua no sentido de proteger as Crianças e Adolescentes. Lembrando do cuidado, da necessidade da defesa do direito de meninas e meninos assegurando seu crescimento de forma saudável e protegida.
No próximo sábado, dia 27 de março celebra-se o Dia Nacional do Circo, instituído por ser o dia de nascimento de Abelardo Pinto, o Piolim. É Também comemorado o dia Internacional do Teatro. Por tantto ria, cante, dance, comemore que é dia de muita alegria para quem é de artes Cênicas. Viva o Teatro ! E Hoje tem espetáculo?!
O projeto “Escarcéu o ponto da cultura” é resultante de um convênio celebrado entre a Companhia Escarcéu de Teatro, Governo Federal, através do Ministério da cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da Fundação José Augusto, com o objetivo de promover a inserção social, aprimorando a sensibilidade estética, criativa e a reflexão sobre a cultura teatral para a nossa região, evidenciando seus aspectos positivos e contribuindo para a formação de valores culturais entre adolescentes e jovens adultos como forma de potencializar a discussão e articulação entre as políticas públicas culturais e os saberes populares.
"E se aprendemos esta arte de velar e desvelar máscaras é para não sermos jamais espectadores passivos do grande espetáculo, mas arquitetos e demolidores de mitos, encenadores do nosso próprio destino, saltimbancos, enfim, no vasto palco do planeta.”